O Papa propõe esta oração linda de 14 palavras quando estiver perdendo a esperança

O papa Francisco continua a dedicar os seus discursos da audiência de quarta-feira ao tema da esperança, e hoje ele abordou o tema dos inimigos da esperança, oferecendo uma “bela oração” pelos momentos em que a esperança está a diminuir.

O Santo Padre começou a audiência falando sobre o mito grego da caixa de Pandora e como a esperança tem sido a virtude que sempre levou a humanidade à frente. A esperança é a coisa mais divina que pode existir no coração do homem, disse ele.



“Um profeta francês – Charles Péguy – nos deixou páginas estupendas sobre a esperança”, continuou o papa, referindo-se ao Portal do Mistério da Segunda Virtude . “Ele afirma poeticamente que Deus não se surpreende com a fé dos seres humanos, nem muito menos pelo amor deles; O que realmente o enche de admiração e emoção é a esperança das pessoas. “O fato de que essas crianças pobres”, ele escreve, “veja como as coisas estão indo, e acreditam que elas serão melhores amanhã”.

O Papa Francis sugeriu que nunca ter de esperar por nada é realmente uma fraqueza.

“Às vezes, ter tido tudo na vida é uma forma de adversidade”, propôs. “Pense em um jovem que nunca foi ensinado a virtude da esperança, nem a da paciência, que nunca teve que suar por nada, que cresceu muito cedo e, aos 20 anos de idade,” conhece os caminhos da mundo … “Ele foi condenado à pior frase: a de não querer mais nada. Essa é a pior punição. Fechando a porta aos desejos, aos sonhos. Ele parece jovem, mas, na verdade, o outono já está tomando conta de seu coração. Eles são os jovens de outono “.

Francisco também advertiu que qualquer um pode estar sujeito a tentações contra a esperança, mesmo aqueles que estão no caminho da vida cristã.

A este respeito, ele disse: “os monges da antiguidade denunciaram um dos piores inimigos do fervor. Isto é o que eles disseram: O “demônio do meio dia” vai quebrar uma vida de compromisso, precisamente quando o sol está brilhando no alto do céu. Essa tentação nos surpreende quando menos esperamos: nossos dias tornam-se monótonos e aborrecidos, e nenhum ideal parece mais merecer o esforço. Essa atitude se chama apatia, e corroe a vida de dentro, até deixá-la como um recipiente vazio “.

O papa disse que um cristão deve lutar contra essa apatia. “Deus nos criou para alegria e felicidade, e não para se revoltar em pensamentos melancólicos”, disse ele. “É por isso que é importante cuidar do nosso próprio coração, opondo-se a nossas tendências à infelicidade, que certamente não vem de Deus”.



E ele deu este conselho quando “nossa energia parece fraca e a batalha contra a ansiedade é particularmente difícil”:

Nós sempre podemos invocar o nome de Jesus. Podemos repetir esta simples oração, da qual encontramos vestígios nos Evangelhos e que se tornou o fundamento de tantas tradições espirituais cristãs:

‘Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tenha piedade de mim, um pecador!’ É uma bela oração. ‘Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tenha misericórdia de mim, um pecador!’

Esta é uma oração de esperança, porque estou voltando para ele, que pode abrir as portas e resolver meus problemas, e me faz ver o horizonte, o horizonte da esperança.

Compartilhar